domingo, 28 de novembro de 2010

Culto de Gratidão 27/11/2010 : Diaconisa Celina


Sempre jovem (ITm4:12-16)
(12) Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.
(13) Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão.
(14) Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
(15) Pratique essas coisas e se dedique a elas a fim de que o seu progresso seja visto por todos.
(16) Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam.
Quem era Timóteo: Filho de uma judia chamada Eunice, neto de Lóide, pessoas que ensinaram o evangelho a este jovem.
O significado do nome de Timóteo: “Alguém que honra a Deus”
Listra, uma cidade do império romano, na provincia da Galácia, que confundiu Paulo e Timóteo com os deuses Júpiter e Mercúrio.
Escrito por Paulo em 63 DC., numa época em que Timóteo, após acompanhar Paulo por 11 anos em suas viagens missionárias, estava em Éfeso administrando a igreja local.
Um texto que vem depois de um alerta duro de Paulo sobre uma situação difícil da igreja: doutrinas pagãs tomavam conta da igreja de Éfeso, introduzidas pela falta do exercício espiritual.
Por que usar um texto que trata-se do alerta para um jovem?
Joel 2.28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Atos 2.17 - E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
Porque para Cristo, todos nós somos importantes tanto jovens quando velhos, adultos e crianças.
A Palavra de Deus se renova a cada dia em nossas vida
Porque para Deus somos as crianças pelas quais JESUS morreu.
Porque veremos para nós aconselhamentos importantes apesar de nem todos sermos jovens.
CREDIBILIDADE TEM A VER MAIS COM AS AÇOES DO QUE COM A IDADE
Timóteo - recomendado conf. At. 16:2 (um bom testemunho)
Ainda jovem era ativo e digno de elogios.
Fruto de uma mãe que, apesar de ser casada com um grego, teve forte influência sobre a formação espiritual de Timóteo.
Ctx: (12) Ninguém despreze sua mocidade – tem o significado de se impor não pela idade, mas sim pelo “exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza”
NEM TODO PROGRESSO TEM A VER COM AS FINANCAS
(15) Pratique essas coisas e se dedique a elas a fim de que o seu progresso seja visto por todos.
Em uma época que o progresso é medido pela prosperidade financeira, vemos Paulo dizendo que “ser exemplo de dedicação ao evangelho, fé, amor e de prática da palavra de Deus” é a verdadeiro progresso a ser visto por todos.
CTX: Paulo alertava Timóteo a ser visível por coisas que na época não eram importantes em Éfeso, que era uma cidade próspera, culta e indiferente aos apelos de Jesus Cristo.
SUAS PALAVRAS TEM PODER, QUANDO ESTÃO RESPALDAS PELA PALAVRA DE DEUS
(16) Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam.
Vemos por este vv que suas palavras, o que você ensina e o que você demonstra, trazem consequências, tanto nesta vida como na vida eterna.
CTX: Cuidado com o que ensina hoje para nós é buscarmos na palavra de Deus os ensinamentos para o nosso dia a dia... Paulo alertava no vv 7 para não darmos lugares as fábulas.
Irmã Celina faz 79 anos
Nós vamos parafrasear o texto de I Tm 4:12-16 (CONTINUE)
Agradecemos a Deus porque, esse texto que foi dirigido a um jovem serve e se encaixa perfeitamente naquilo que tem sido a sua vida.
Louvamos a Deus a oportunidade de dizer-lhe isso pessoalmente, e de honrá-la com o reconhecimento de uma igreja e de um povo que a ama em Cristo e admira toda a sua história de vida.
E pedimos a Deus continue a lhe dar forças para “CONTINUAR fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam.

Um comentário:

  1. Belíssima homenagem a nossa querida Dsa. Celina!!!
    Ela merece... é uma bênção!!!
    O Marco foi muito feliz na escolha da mensagem.
    Parabéns "casal Solutions" e que Deus continue abençoando e usando vcs como Ele tem feito.
    BjOoosss....

    ResponderExcluir